Imagem capa - Preparando seu ensaio gestante: dicas de como escolher o local. por MICHELLE BEZERRA DE MELO VILANOVA

Preparando seu ensaio gestante: dicas de como escolher o local.

Como estamos hoje? Algumas de vocês já estão na reta final da gestação e outras ainda nos primeiros meses, se perguntando quando a barriga vai crescer não é mesmo? Mas aqui daremos dicas super valiosas para que seu ensaio fique como você sonhou, afinal a Vilanova tem o prazer de contar a sua história com amor!

A primeira dica é: se ame, ame suas novas curvas, se admire, se olhe no espelho. Entender que a gestação muda o corpo da mulher, para preparar e receber uma nova vida é fundamental. Insistir no "estou gorda", "estou feia" não vai ser legal para você psicologicamente e nem vai contribuir para um sorriso radiante no seu ensaio. A fotografia registra a alma, estar bem faz sim muita diferença.

A segunda dica, não menos importante para uma mulher grávida é: invista em você. Não é porque o bebê vai chegar que todo seu esforço financeiro tem que ser apenas para ele. Se vestir bem, de forma confortável, se presentear, buscar uma drenagem, uma terapia de apoio, fazer seus mais lindos registros fazem parte dessa etapa da vida. Fico triste quando vejo gravidas relaxadas, que se anulam, que esquecem delas. Não faça isso! Tudo na vida requer equilíbrio, o bebê vai precisar sim de algumas coisas, mas você também! E se sentir feliz é super recomendável.

Agora, vamos enfim, falar de ensaio fotográfico e vamos dar várias dicas super valiosas.  Antes de tudo é preciso definir onde você quer fazer seu ensaio de gestante. Em casa,? No estúdio? Em um lugar lindo? Em um lugar que conte a sua história?

Vamos analisar cada um, e mostrar um pouco dos pontos positivos de cada opção e limitações se houver. O ensaio realizado na casa da gestante é sempre personalizado, afinal é o seu mundo. Explorar a luz natural do ambiente, o quartinho do bebê e cada lugarzinho da casa fazem o seu ensaio ser muito especial. É necessário um fotógrafo experiente, uma lente clara e um olhar criativo. Nós adoramos esse ensaio, e aproveitamos para fazer aquelas fotos maravilhosas do casal, porque eles ficam mais a vontade, e da gravida de lingerie.  Você já pensou nisso? Bom, a primeira reposta que escuto é - mas estou reformando a minha casa! Então vamos para o próximo e para a solução deste problema.

O ensaio realizado no estúdio da Vilanova Fotografia busca extrair o máximo da beleza da mulher grávida, por ser estúdio, o foco é a gestante, é a barriga, é o casal.  Aqui, temo um quarto, branco, para reproduzir fotos "feitas em casa", quando a gestante quer esse tipo de foto mas não quer fazer na casa dela. Utilizamos luzes específicas para que se reproduzam as luzes naturais que entram pela janela. E o resultado é lindo, você já conferiu? Ainda, dispomos de fundos de diversas cores para as fotos mais pousadas, e flashes para fotos mais trabalhadas. Sim, as fotos de lingerie são super bem vindas, e ficam lindas, seja no cenário do quarto sejam nos fundos coloridos. É um ensaio confortável, a gestante tem tudo a mão e não requer esforço físico. Maquiagem e figurino estão inclusos.

Sabe aquele lugar paradisíaco que você sempre sonhou? Ele existe, e sim você pode fazer seu ensaio fotográfico lá. Mas é preciso se planejar, se é praia precisa ver o movimento de pessoas e como estará a maré, afinal não adianta sonhar com as "pocinhas" e chegar num dia de maré cheia. Lembrem-se que no nordeste o sol não se põe no mar, se você deseja muito essa foto, precisa estudar a possibilidade do sol nascente (5:10h) ou um local onde você consiga ver os últimos raios solares do dia. Um exemplo é a praia de Maria Farinha, que você pode optar por fazer fotos no rio Timbó e aproveitar o por do sol. Mas lembre-se que o sol também se põe rápido, por volta das 17:10h, então é preciso ter disciplina nos horários. 

A maioria das locações privadas são pagas e necessitam de agendamento antecipado. E nem pense em tentar fazer escondido nesses lugares, você não precisa passar por isso, você precisa esta bem e despreocupada. Se o local escolhido é uma cidade histórica, ou mesmo uma praia deserta, fique atenta a segurança, você precisa estar relaxada e sua fotógrafa tranquila para criar. Lugares públicos ou pouco movimentados requerem atenção.

 Por fim, se o local escolhido é o campo (parques ou fazendas), um bom repelente na mala vai ser bastante útil para se prevenir de picadas de insetos. Lembre-se que ensaios externos requerem caminhadas, então certifique-se junto a sua obstetra de que você pode fazer tal esforço. Lembre-se que normalmente não tem banheiro próximo e que muitas vezes trocamos de roupa em qualquer cantinho.  Ah, uma garrafinha com água para ir se hidratando durante o percurso também é legal.

E por fim não tenha vergonha de escolher aquele lugar que conta sua história, que faz parte de você. Pode ser um restaurante, um cinema, um shopping, uma livraria. As vezes as pessoas ficam com vergonha do que os outros vão falar, mas a estratégia é buscar horários de menos movimento, e ser feliz. É muito bom guardar lembranças que nos trazem alegria, e sabemos que com toda essas mudanças que a vida atual nos proporcionam, muitos lugares não existirão futuramente, ou existirão de forma muito diferente. Não guarde essa lembrança apenas na memória, guarde em imagens e conte histórias.

Agora que falamos da escolha do lugar, você vai buscar dentro de si o que mais lhe agrada e vai se presentear com um lindo registro desse momento, que é único, que não se repete e que você vai morrer de saudade depois! 

No próximo post vamos conversar sobre looks, cabelos e maquiagem para o ensaio!